Buscar
  • Marlova de Oliveira

PÚBLICO INTERNO - POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

No último texto, falei sobre fidelização de clientes e frisei muito a importância de ter um público interno bem alinhado com a empresa. Obviamente, e volto a repetir, como Relações Públicas que sou, apesar de amar o Design Gráfico, acredito que a imagem da empresa começa por ele: o público interno.

Fala-se muito, hoje em dia, em Design Estratégico e tudo de bom que ele pode nos trazer como resultados para a empresa ou instituição. Ele vai além do design gráfico e do marketing e visa, através do design, o alinhamento organizacional. Mas, por que estou falando em Design Estratégico se o texto é sobre público interno? Porque o ponto de partida do Design Estratégico (como deve ser tudo nesta vida :)) é a pesquisa e um dos elementos que fazem parte do sistema onde a empresa está inserida, é o público interno.

Ter um público interno sem treinamento, sem motivação, sem entender a sua razão de existir, pode ser o começo do fim ou a principal razão para maus resultados. E, não falo só em equipe de vendas ou comercial. Falo de modo geral, desde a recepcionista, o segurança, até os postos mais altos. E por que?

Tem sido comum vermos fatos onde seguranças agridem animais e pessoas, atendentes insatisfeitos, equipe do sac não resolvendo problemas e diretores não cumprimentando pessoas no elevador. Sempre digo que nosso sobrenome muda ao entrarmos para uma empresa. Eu mesma me apresento como Marlova da Argaios. Você, provavelmente, se refere a um contato como fulano da empresa tal. Você carrega o nome da sua empresa consigo. E se seu público interno "quiser", ele pode colocar tudo o que você construiu abaixo.

Por isso a importância de investir em treinamentos, em palestras motivacionais, em programas internos de valorização, em um ambiente mais clean e acolhedor. O Google é um exemplo disso. Você, ao entrar lá, ganha seu próprio computador, o ambiente que trabalha é super legal. Tem empresas que deixam você levar seu pet. Fora a programação visual e a comunicação interna que é tão ou o mais importante. Tudo que faz o clima organizacional melhorar é positivo.

Antes de pensar em investir em marketing para melhorar suas vendas, melhore o clima da sua empresa (e isso não é churrasco de fim de ano). Contrate profissionais especializados para isso. Assim, você evitará que seu funcionário na fila do supermercado, com o crachá no pescoço, fale mal da sua empresa.

1 visualização

ARGAIOS MARCAS ONLINE

Tel: (51) 99267 5621

©2019 by Argaios Marcas Online.
CNPJ: 24970521/0001-30